ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mai/2019

SC quer estimular cereais de inverno para rações

Segundo a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, o governo trabalha na criação de um plano para estimular a produção de cereais de inverno voltada para ração animal. O governo do Estado, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a iniciativa privada e representantes dos produtores rurais, busca incluir trigo, aveia e cevada na alimentação de suínos e aves, diminuindo a demanda por milho.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Santa Catarina tem um déficit de 4 milhões de toneladas de milho por ano, que são adquiridos de outros Estados e até países. O governo acredita que a produção de outros cereais para complementar a ração animal pode ser um passo importante para garantir a competitividade do agronegócio local a longo prazo. Além de trazer uma alternativa de renda para os produtores rurais de Santa Catarina, que poderão aproveitar as lavouras também no período de inverno.

O incentivo para a produção de cereais de inverno vem complementar as outras ações desenvolvidas pelo Estado para aumentar o fornecimento de insumos. Santa Catarina trabalha para viabilizar a Rota do Milho, trazendo o grão do Paraguai para a região oeste, além de executar o Programa Terra Boa, que apoia a produção de milho de alta qualidade. O agronegócio catarinense consome 7 milhões de toneladas de milho por ano, com uma produção média de 3 milhões de toneladas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.