09/Mai/2019
De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cada vez mais relevante no cenário nacional, o milho já é responsável pela produção de cerca de 1,4 bilhão de litros do etanol total produzido no País, somando-se anidro e hidratado. Segundo o Ministério da Agricultura, esse novo nicho de mercado é promissor.
Trata-se de um novo negócio, ou seja, o Brasil tem a possibilidade de fazer etanol de milho, fazer etanol de cana-de-açúcar e, no futuro, fazer etanol de segunda geração que é o etanol de biomassa. Não é possível fazer etanol de milho em todo Brasil porque depende das condições, depende do preço aonde está o produto. Esse é um nicho de mercado que está se criando bastante promissor, os investimentos nessa indústria são bastante expressivos. Espera-se que nos próximos quatro ou cinco anos, seja possível chegar a 5 milhões de litros de etanol de milho.
Segundo o estudo, o Estado que mais produz etanol de milho é Mato Grosso, seguido por Goiás e Paraná. Existe a perspectiva de surgirem novas unidades de produção, porque outros Estados já estão investindo para iniciar sua produção nos próximos anos. A vantagem do milho em relação à cana-de-açúcar, está o fato do Brasil ser um dos maiores produtores do grão. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.