ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/May/2025

Frete Marítimo: acordo EUA-China eleva os preços

A trégua de 90 dias na guerra comercial entre China e Estados Unidos, que reduziram suas tarifas de importação, está provocando uma corrida por embarques na Ásia, com pressão nos custos de frete marítimo em todo o globo. Conforme monitoramento da MTM Logix, empresa especializada em logística internacional, já há operadoras cobrando US$ 2 mil a mais por container, o que deve ser sentido no Brasil nos próximos dias, com inevitável encarecimento de importados. O que está acontecendo agora é que todo mundo que estava esperando para embarcar alguma coisa na China vai começar a comprar.

Além do embarque das mercadorias represadas, há também um movimento de antecipação de compras devido às incertezas sobre como ficará o cenário após os 90 dias de trégua entre China e Estados Unidos. O volume colossal de produtos a serem embarcados supera a capacidade do mercado de transporte marítimo. Os maiores navios devem ser redirecionados para rotas entre Ásia, Europa e Estados Unidos, por serem as mais lucrativas. Com isso, a América Latina enfrentará escassez de contêineres e espaço em navios.

A pressão sobre os portos já começou e o congestionamento, segundo os modelos da MTM Logix, deve ocorrer em semanas, com impactos que podem se estender pelos próximos meses. A MTM Logix recomenda que empresas brasileiras atuem preventivamente na renovação de contratos e no planejamento logístico. Alguns ainda podem não estar cientes da velocidade da mudança. Outros podem ter ignorado o movimento. As próximas duas a três semanas são consideradas decisivas para definir o impacto total nos fluxos comerciais. A ausência de previsibilidade sobre o que ocorrerá após os 90 dias de trégua agrava a incerteza. Nenhuma grande companhia marítima forneceu visibilidade de preços além de três meses. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.