30/Apr/2025
O governo federal realiza nesta quarta-feira (30/04), o primeiro leilão de terminais portuários de 2025. O bloco em disputa tem quatro terminais: o RDJ11, no Porto do Rio de Janeiro (RJ) e as áreas PAR14, PAR15 e PAR25, no Porto de Paranaguá (PR). Juntos, somam quase R$ 1,4 bilhão em investimentos. As áreas do Porto de Paranaguá registraram interesse recorde, com até seis grupos para cada projeto. As áreas do porto paranaense poderão ser exploradas por 35 anos. O PAR14, voltado ao agronegócio, recebeu cinco propostas e prevê R$ 529,2 milhões em investimentos, além da geração de 310 empregos diretos na operação.
O objetivo do projeto é impulsionar as exportações de grãos e ampliar a presença do porto no mercado internacional. O terminal PAR15, projetado para movimentar até 4 milhões de toneladas anuais, tem investimentos previstos em R$ 293,2 milhões, e o projeto deverá criar cerca de 180 empregos diretos. O terminal é estratégico para a ampliação da capacidade logística do Porto de Paranaguá. No caso do PAR25, a disputa terá cinco concorrentes. O terminal prevê aportes de R$ 233,5 milhões, além de R$ 331,6 milhões em investimentos adicionais, totalizando R$ 565,1 milhões.
A última área em disputa, o RDJ11 terá contrato de modelo simplificado e duração de dez anos. O projeto prevê investimentos diretos de R$ 6,8 milhões e será destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral. O governo está conduzindo cerca de 50 projetos de parceria com a iniciativa privada para o setor portuário. Além de arrendamentos de terminais, também serão ofertadas cinco concessões de canais de acesso, incluindo o canal do Porto de Paranaguá. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.