09/Apr/2025
Os Portos de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, passarão por processo de dragagem para aprofundamento do canal de acesso, o que permitirá a operação de navios de grande porte. O edital para escolha da empresa responsável pela dragagem e aprofundamento já foi lançado e a expectativa é de que as obras tenham início em 2025 e sejam concluídas em 2026. O investimento, de R$ 300 milhões na dragagem, permitirá que os grandes navios entrem pela Baía de Babitonga e alcancem ambos os portos.
As embarcações que poderão chegar ao porto terão 366 metros de comprimento, com capacidade de até 16 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), tornando o complexo o primeiro do Brasil com capacidade para navios desse porte com carga máxima. Com a dragagem, os portos do norte de Santa Catarina passam a competir com terminais de grande porte da América Latina e entram no radar de armadores internacionais para atrair novas linhas. Com o navio de grande porte operando em carga máxima, há redução de custos por contêiner transportado e do frete marítimo. Esse tipo de avanço logístico atrai investidores.
Trata-se de um impacto em cadeia, com geração de empregos, aumento na arrecadação e expansão da pauta exportadora do Estado. A melhoria pode consolidar Santa Catarina como o principal corredor de exportação da Região Sul do Brasil. Com maior eficiência e capacidade, a Baía da Babitonga deve assumir um papel importante no escoamento de cargas no Estado, integrando a economia nacional ao mercado global com mais fluidez. Os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá perfizeram, em 2024, mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.