ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mar/2025

Tecnologia: Brasil busca opção de internet no Canadá

O governo Lula dá mais um passo em busca de empresas concorrentes da Starlink, de Elon Musk, para prestar serviços no Brasil. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, viaja nesta terça-feira (18/03), para reuniões na sede da Telesat, em Ottawa, no Canadá, onde vai conferir o desenvolvimento da constelação de satélites em baixa órbita para atendimento corporativo. No ano passado, o governo brasileiro fechou acordo com a chinesa SpaceSail, concorrente da Starlink. A empresa canadense poderia oferecer a novidade para serviços governamentais a partir de 2027, como conectividade em escolas e unidades de saúde. As conversas começaram em novembro passado, quando a Telesat enviou representantes ao Brasil.

Este é um mercado em ascensão e que precisa ampliar as suas alternativas de fornecedores para ser mais saudável. As empresas querem atuar no Brasil, pois o País tem um setor de telecomunicações muito desenvolvido, com regulação consolidada e consumidores que anseiam por inovações tecnológicas, afirmou o ministro. A reunião ocorre num momento em que o Canadá também está em enfrentamento direto com o empresário Elon Musk, em razão das medidas protecionistas adotadas pelo governo Donald Trump. No início deste mês, o primeiro-ministro de Ontário cancelou um contrato da província canadense com a Starlink. O Canadá é o segundo maior mercado da Starlink. A retaliação ocorreu após os Estados Unidos estabelecerem tarifas de 25% sobre a maioria das importações canadenses.

A Telesat atua há 55 anos com os tradicionais satélites geoestacionários e iniciou no ano passado os testes para a sua constelação em baixa órbita, que será chamada de Telesat Lightspeed. Essa estrutura oferecerá velocidades mais altas de rede e estabilidade do sinal de internet. Segundo a companhia, serão 198 satélites em órbita a 1,3 mil Km de altitude em até dois anos, com investimento já assegurado de US$ 3,8 bilhões. Em 2024, o ministro Juscelino Filho foi à China para reuniões com SpaceSail, de Xangai, e a GalaxySpace, de Pequim. No mês seguinte, o governo Lula assinou acordos com a SpaceSail. Segundo o Ministério das Comunicações, a companhia oferece um serviço de internet de alta velocidade por meio de satélites de órbita baixa, tecnologia semelhante à usada pela empresa norte-americana. Elon Musk e o governo Lula têm uma relação tensa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.