28/Feb/2025
Segundo o governo de Mato Grosso, a duplicação da BR-163 deve ser concluída em até três anos. Destaque para iniciativas do governo estadual para melhorar a logística de escoamento da produção agropecuária, incluindo investimentos em infraestrutura rodoviária e ferroviária. A duplicação da BR-163, principal rodovia de escoamento da safra mato-grossense, foi assumida pelo governo estadual após impasses na administração federal e da concessionária responsável.
O prazo é de até seis anos, mas a intenção é concluir a duplicação em até três anos. Pela BR-163 passa 70% da população do Estado. Já foram entregues 4.200 quilômetros de rodovias estaduais novas, com asfalto novo, e a prioridade agora é concluir a duplicação da BR-163. A duplicação da rodovia contempla 444 quilômetros. O projeto conta com apoio do BNDES, que disponibilizou R$ 5,05 bilhões para a obra. Também foi mencionada a construção da primeira ferrovia estadual, ligando o centro-norte do Estado a Cuiabá, como parte da estratégia de diversificação dos modais logísticos.
A primeira ferrovia estadual do Brasil está em andamento, e essa é uma iniciativa fundamental para melhorar a competitividade do setor produtivo. Além das rodovias e ferrovias, foi defendida a ampliação de parcerias público-privadas para manutenção e pavimentação de estradas vicinais utilizadas no escoamento da produção agrícola. Já foram entregues mais de 5.500 quilômetros de novas rodovias estaduais e vicinais nos últimos anos.
Agora, o desafio é manter e ampliar essa malha com parcerias entre governo, produtores e associações. A logística segue sendo um dos principais desafios do agronegócio de Mato Grosso, dado o alto custo do transporte até os portos de exportação. O Estado está a mais de mil quilômetros dos principais portos do País, o que encarece a produção. O investimento contínuo em infraestrutura é a melhor forma de aumentar a competitividade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.