04/Feb/2025
A sueca Husqvarna, que atua no Brasil com equipamentos para manejo de áreas verdes e agricultura familiar, está ampliando sua fábrica em São Carlos, no interior de São Paulo. O objetivo é triplicar a produção até o primeiro trimestre de 2026 e chegar a 1 milhão de unidades fabricadas ao ano desses itens. Além disso, a empresa também tem como meta transformar o País em um centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados à agricultura familiar. O investimento, cujo valor a companhia não revela, inclui um novo laboratório, a ampliação de escritórios e a criação de um centro de pesquisa para desenvolver produtos para agricultura leve de mercados emergentes, como América Latina e Ásia.
A ação faz parte da mudança da estratégia do Grupo Husqvarna, iniciada em 2023, que inclui transferência de produtos de unidades fabris e adequação de portfólio por região. A primeira onda de transferências foi feita ainda em 2023, da Suécia ao Brasil, da linha de motosserras profissionais. A intenção era manter o produto final próximo ao maior mercado consumidor, no caso América Latina. A segunda parte do plano, em 2024, nacionalizou componentes para motores, que eram antes produzidos na China. Nesse caso, a transferência foi para evitar a taxação dos Estados Unidos, que tinham tarifas mais altas e específicas para a China.
A transferência para São Carlos reduziu os custos e o preço final dos produtos voltados ao mercado norte-americano. A terceira onda, para este ano, dá continuidade a essa estratégia e vai trazer alguns motores completos produzidos na China para o Brasil. Atualmente, 80% do que é produzido na fábrica de São Carlos vai para o exterior, com destaque para Estados Unidos e Colômbia, mas também para outros países da América Latina, África e Ásia. Também como parte da mudança de estratégia, a Husqvarna comprou no ano passado, a startup brasileira InCeres, especializada em análise de solo e agricultura de precisão. O modelo de negócios da InCeres, que faturou US$ 920 mil em 2023, baseia-se em assinaturas pelos produtores.
O portfólio da linha agrícola da Husqvarna tem roçadeiras, motosserras, geradores, motobombas, pulverizadores e motocultivadores. A empresa cria produtos para atender todos os agricultores com propriedades até 20 hectares, tanto para o cultivo de produtos, como para manutenção das propriedades. Com a aquisição da InCeres, poderá oferecer um suporte quanto à nutrição da planta, ou seja, entramos também com suporte ao produto final. Visa, com isso, que o agricultor tenha maior produção, produtividade e qualidade. Com vendas em mais de 100 países, a Husqvarna está no Brasil desde 1978. Globalmente, a empresa faturou US$ 53,3 bilhões em 2023, queda de 1,4% em relação ao ano anterior. O lucro líquido ficou em US$ 2,2 bilhões, crescimento anual de 12,5%.
A companhia trabalha com três unidades de negócios: Floresta e Jardim, Gardena e Construção. O Brasil trabalha apenas com produtos para Floresta e Jardim e representa 3% do faturamento global dessa divisão. Em termos de produção, porém, o Brasil tem maior importância, com 20% de tudo que é fabricado pela empresa e, com a expansão de São Carlos vai crescer ainda mais. Além das ampliações, a unidade de São Carlos terá também um Centro de Treinamento e Experiência para receber clientes, com oficina modelo para aulas práticas, sala de aula, loja conceito e espaço de interação. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.