ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jan/2025

Máquinas Agrícolas: vendas devem crescer em 2025

A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) acredita que mesmo com a Selic mais alta, a 13,25%, a indústria de máquinas e implementos agrícolas deve ter um incremento nas vendas em 2025, tendo em vista que a base de comparação com o ano passado é ruim, devido à seca. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou em 1% a taxa básica de juros, para 13,25%, e manteve a sinalização de uma elevação da mesma magnitude na reunião seguinte.

O setor de máquinas agrícolas registrou uma queda na receita líquida de 19,9% em 2024, na comparação com 2023. Para 2025, a expectativa é de uma alta de 8% em relação ao ano passado. A câmara de máquinas agrícolas ainda deve realizar uma nova reunião durante o Show Rural Coopavel, que será realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro em Cascavel (PR), onde pretende discutir se mantém a previsão de 8% após o aumento da Selic e a previsão de novos aumentos mais à frente.

O aumento da taxa de juros definitivamente não é uma boa notícia para quem quer investir em maquinário, mas, além da base de comparação abaixo da média, o produtor rural também deve levar em conta a expectativa de boa produtividade este ano. Com certeza a produtividade é mais importante do que a taxa de juros, porque tendo a produtividade e rentabilidade razoável, pode comprar à vista. Fica em segundo plano o investimento financiado. Ainda falta um tempo para a safra (2024/2025) chegar ao fim, mas me parece que as previsões devem se manter, o clima não deve mudar tão rápido assim. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.