28/Jan/2025
A Cofco International anunciou nesta segunda-feira (27/01) investimento de R$ 1,2 bilhão para adquirir 979 vagões e 23 locomotivas. Os equipamentos serão operados pela Rumo, maior operadora ferroviária privada do Brasil, para transportar até 4 milhões de toneladas de grãos e açúcar por ano. A operação ligará a Região Centro-Oeste, onde a Cofco possui armazéns e indústria de esmagamento, e o interior de São Paulo, onde tem quatro usinas de açúcar, ao Terminal Export Cofco (TEC), no STS-11, área do Porto de Santos.
O investimento faz parte do plano de expansão após vencer o leilão do STS-11, que recebeu mais de R$ 1 bilhão em aportes. A Cofco vai ampliar em três vezes a capacidade e isso traz desafios logísticos. Portanto, optou por este investimento em ativos ferroviários que possibilitará crescimento de forma sustentável, reforçando o compromisso de investir no agronegócio brasileiro e figurando entre os maiores players do setor. A Rumo destacou que a parceria ampliará a presença no principal porto do País. A Cofco já é uma parceira comercial importante para a Rumo.
Agora, a partir desse inédito contrato no transporte de grãos e açúcar, será possível expandir a participação dentro do Porto de Santos. Além disso, contribuiu para otimizar a logística nacional e diminuir o custo Brasil. A companhia informou que o uso dos vagões deve reduzir em cerca de 80% a emissão de CO2 na atmosfera em comparação ao transporte rodoviário. A Rumo opera cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias em nove Estados brasileiros, com frota de 1.400 locomotivas e 35 mil vagões, além de 10 terminais de transbordo e 5 terminais portuários. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.