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06/Jan/2025

Fretes Agrícolas devem subir durante safra de 2025

O transporte de grãos no Brasil deve enfrentar custos elevados no primeiro trimestre de 2025 devido a uma combinação de fatores como safra recorde de soja, colheita concentrada e previsão de chuvas intensas no período, segundo relatório do Itaú BBA. A concentração da colheita em Mato Grosso, maior produtor nacional, deve criar uma demanda extraordinária por transporte em um período tradicionalmente afetado por chuvas. Mais da metade da área foi plantada em apenas 15 dias, entre 18 de outubro e 1º de novembro, o que resultará em uma colheita igualmente concentrada. Atualmente, o frete rodoviário na rota Sorriso (MT)-Paranaguá (PR) está em R$ 386 por tonelada, com o preço do diesel estabilizado em torno de R$ 6 por litro em Mato Grosso. Porém, a alta demanda por transporte em 2025 pode pressionar os preços.

O componente demanda será o principal fator de elevação nos custos, mesmo com a estabilidade do combustível, que representa 40% do custo do frete, avalia o estudo. O cenário contrasta com 2024, quando os fretes registraram queda devido à combinação de quebra de safra, irregularidade climática e redução de 30% nas exportações de milho entre fevereiro e novembro. Na rota Sorriso-Paranaguá, os valores caíram de R$ 473 por tonelada em julho para R$ 386 em dezembro. A irregularidade climática em 2024 evitou a concentração de demanda por transporte, mas esse cenário deve se inverter completamente em 2025. Mapas da RuralClima indicam grandes volumes de chuva para fevereiro na região central do Brasil, especialmente em Mato Grosso, o que pode causar atrasos na colheita e dificuldades no escoamento. O relatório também projeta um ano histórico para as exportações agrícolas.

Os embarques combinados de soja, milho, farelo de soja e açúcar devem atingir 205,4 milhões de toneladas em 2025, 9,4 milhões a mais do que no ano anterior. O setor logístico enfrentará um desafio duplo: volumes recordes e condições climáticas adversas. A relação entre o frete e o preço do diesel já está abaixo da média dos últimos quatro anos, o que agrava as dificuldades logísticas, aponta o estudo. Além disso, o banco destaca que as chuvas previstas para fevereiro e março podem beneficiar o plantio da segunda safra de milho em Mato Grosso, com janela ideal entre 21 de janeiro e 18 de fevereiro. O sucesso da safra 2024/25 dependerá não apenas das condições climáticas, mas também da capacidade do setor logístico em lidar com a concentração e a intensidade da demanda por transporte. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.