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20/Dec/2024

Rodovias: governo promoveu sete leilões em 2024

Segundo o ministro de Transportes, Renan Filho, o governo federal promoveu sete leilões rodoviários em 2024, somando mais de R$ 80 bilhões em investimentos. O último certame do ano ocorreu nesta quinta-feira (19/12), na B3, com a concessão do Lote 6 do Paraná. A EPR, vencedora do leilão, foi a única a arrematar mais de uma rodovia neste, já que conquistou também a concessão da BR-040, em abril. Dos sete leilões em 2024, teve seis vencedores diferentes, e isto é um ótimo sinal, avalia o ministro.

O número de certames realizados neste ano ficou abaixo da meta estipulada inicialmente pelo ministério, que era de realizar 12 leilões. Ainda assim, o que foi feito apenas em 2024 foi mais do que o governo passado realizou em quatro anos de mandato. Para 2025, Renan Filho projeta 15 leilões. O primeiro da agenda, previsto para 7 de janeiro, é o da concessão da Ponte Internacional de São Borja, que liga as cidades de São Borja (RS), no Brasil, e Santo Tomé, na Argentina.

O projeto prevê aportes de US$ 99 milhões. Do total de certames estimados para o próximo ano, cerca de quatro ou cinco devem ser relacionados a processos de otimizações de contratos. Como exemplo de reestruturações no radar, Renan Filho citou a BR-101 (ES) e BR-163 (MS). Para novos projetos, ressaltou os lotes restantes do Paraná e o trecho da BR-040 na subida da Serra de Petrópolis (Rio de Janeiro).

Segundo o governador do Paraná, Ratinho Junior, o Lote 6 é o mais desafiador do grupo de rodovias do Estado. No entanto, o modelo da concessão é bem equilibrado, garantindo as obras e melhorias. Ele minimizou o fato de o certame ter contado com apenas uma concorrente, destacando os R$ 20 bilhões previstos em investimentos. A proposta única, ofertada pela EPR, apresenta um desconto de apenas 0,08% em relação à tarifa máxima de pedágio estipulada. Mesmo sem concorrência no leilão, a modelagem já previa um desconto de 34% em relação ao valor atual do pedágio, chegando até a 40% em algumas praças.

O governador destacou ainda que o projeto requer um grande volume de obras. Dos mais de 600 quilômetros concedidos, 450 quilômetros serão duplicados. As melhorias incluem ainda mais de 130 pontos e viadutos. Era um lote muito robusto. A empresa vencedora tem capacidade técnica e financeira para honrar os compromissos. A EPR já opera no Paraná, depois de arrematar, em setembro de 2023, o Lote 2 de rodovias do Estado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.