ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Dec/2024

Portos: proposta para expansão da área em Santos

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciaram proposta para incorporar áreas em quatro cidades à Poligonal do Porto Organizado. Com isso, o total de áreas pode atingir 12,6 milhões de metros quadrados, o que representa uma ampliação de 162,4%. A poligonal de um porto é o perímetro administrativo que delimita a área de responsabilidade da autoridade portuária. Ela inclui as instalações portuárias, as áreas de expansão, os terminais arrendados e os acessos ao porto. Cabe ao Poder Executivo definir e atualizar o desenho.

Até julho de 2020, a área do Porto Organizado era definida pelo Decreto 4.333/2020. Em 2021 o tema voltou a ser debatido e, após duas portarias, o Porto incorporou e depois excluiu, num intervalo de dez meses (entre janeiro e outubro de 2022), cerca de seis milhões de metros quadrados da poligonal. Agora, a atual gestão quer ampliar as áreas de expansão para atrair novos investimentos, gerar empregos e tornar o Porto de Santos ainda mais competitivo e eficiente, sempre respeitando a legislação e os princípios ESG, em termos divulgados pela APS.

A expansão proposta equivaleria, a longo prazo, à criação de quase mais dois portos. Segundo a APS, o planejamento é essencial para garantir o futuro do maior porto do Hemisfério Sul. O ministro Silvio Costa Filho destacou que a medida visa a um planejamento portuário mais eficiente e alinhado às diretrizes de integração Porto-Cidades e à eficiência operacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.