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13/Dec/2024

Rodovias: governo fará mais leilões de concessão

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quinta-feira (12/12), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer mais quinze leilões de concessão de rodovias em 2025, incluindo mais dois lotes do Paraná. Até agora, já foram oito leilões de rodovias na gestão de Lula, contando os dois que ocorreram nesta quinta na B3, de rodovias do Paraná e Goiás. O número de leilões já feitos é maior do que os leilões feitos no governo anterior. É o maior pipeline do mundo, nem países europeus têm esse número de leilões. O modelo de concessões desenvolvido por técnicos do governo conseguiu aumentar a concorrência e baixar em até 70% do preço do pedágio no caso do Paraná. No Estado, no passado, a média de preços era de R$ 25,00 para cada 100 Km. Agora será R$ 10,00 por 100 Km. O leilão foi exitoso para o estado do Paraná, para o Brasil, como modelo, e para a população. A CCR está depositando R$ 1 bilhão para garantir a execução de obras no Paraná.

A ideia do presidente Lula é conseguir descontos maiores nos pedágios, tornando o descolamento nas rodovias mais baratos para a população. Vence a menor tarifa. Em São Paulo, ao contrário, vence o valor da maior outorga. A CCR arrematou a concessão do Lote 3 de rodovias do Paraná oferecendo desconto de 26,60% na tarifa do pedágio, em um disputado leilão na B3 nesta quinta-feira (12/12). Só na etapa viva voz, foram 21 lances e o lance vencedor da CCR foi bastante aplaudido. A CCR Rodovias destacou que o ativo é muito importante para o grupo, que chega a mais de 4 mil quilômetros de rodovias operadas. É um importante corredor, que vai escoar a produção agrícola. Na abertura do leilão, foram apresentadas quatro propostas nos envelopes e o leilão acabou indo para o viva voz, com as participantes tentando oferecer o maior desconto na tarifa do pedágio, considerando o maior lance na abertura de propostas, que havia sido de desconto de 24%.

Na abertura dos envelopes, a primeira proposta foi apresentada pela CCR, representada pela corretora Terra. O desconto foi de 21,10% sobre a tarifa básica de pedágio. A segunda proposta foi do Consórcio Paraná 4UM (formado pela gestora 4UM e o banco Opportunity), representado pela XP, com desconto proposto de 16,42%. O Consócio Infraestrutura PR (que inclui a gestora Perfin e o Grupo EPR), representado pela corretora Necton, fez a terceira proposta, com desconto de 24,18%. A quarta proposta propôs desconto de 22%, feito pela Infra BR V Missouri, da gestora Patria. O chamado lote 3 é composto pelas BRs-369/373/376/PR e PRs-090/170/323/445, totalizando 569,7 km de extensão. O lote conecta importantes trechos, como Mauá da Serra a Londrina e Sertanópolis, além de interligar o Paraná aos estados de Santa Catarina e São Paulo. O projeto prevê investimentos de quase R$ 16 bilhões em obras e serviços operacionais. Estão previstos 132 Km de duplicações e 24,6 Km de faixas adicionais.

O trecho também é importante pela ligação com o eixo rodoviário da BR-277, usado para chegar ao Porto de Paranaguá (PR), o que traz atratividade para a concessão. Dentre as intervenções também constam a implantação de 61,7 Km de vias marginais e 61,6 Km de contornos. Ainda, estão planejados dois pontos de parada e descanso (PPDs), 22 passarelas, duas áreas de escape, 8 passagens de fauna e 14,9 Km de iluminação no trecho da Serra. O segundo leilão de concessão de rodovia desta quinta-feira (12/12) foi o da Rota Verde (GO), que também foi decidido no viva voz. O consórcio Rota Verde, formado pela Aviva e pela Tecpav Tecnologia e Pavimentação, arrematou a concessão da Rota Verde, conjunto de rodovias goianas, oferecendo desconto de 18,07% na tarifa do pedágio. Só no viva voz, foram 28 lances. Quatro consórcios disputaram as rodovias de Goiás. A primeira proposta apresentada na abertura dos envelopes foi a do Consócio Infraestrutura GO, formado pelo Grupo EPR e pela gestora Perfin, que ofereceu desconto de 0,90%. Na segunda proposta, o Consórcio Rota Verde ofereceu desconto de 15,27%.

Na terceira proposta, o BTG Pactual propôs desconto de 13,50%. O consórcio Rota Cerrado, que tem XP, CLD Construtora, Construtora Caipó, FBS Construção Civil, Jofege Pavimentação e a Conter Construções, fez a quarta proposta, com desconto de 10,88%. A Rota Verde abrange o contorno de Goiânia até a interligação com a BR-153/GO, se estende pela BR-060 até Rio Verde e, de lá, pela BR-452, até Itumbiara. O trajeto é considerado essencial para o escoamento de produtos agrícolas e de bens manufaturados. As obras de melhoria incluem 31,12 Km de duplicações e 112 Km de faixas adicionais. Ainda estão previstas a instalação de 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD), 14 passarelas de pedestres, 36 pontos de ônibus e 11 passagens de fauna. Ao todo, considerando a Rota Verde e o Lote 3 de rodovias do Paraná, o governo federal realizou sete leilões de concessões rodoviárias. Há um oitavo marcado para este ano: o Lote 6 de rodovias do Paraná, que deve ser disputado no dia 19 de dezembro e já teria quatro interessados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.