ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Nov/2024

Bioinsumos: crescente adoção pela SLC Agrícola

A SLC Agrícola destacou a crescente adoção de defensivos biológicos nas operações da empresa. Mais de 15% do nosso pacote de defensivos agrícolas é composto por biológicos, o que demonstra como a agricultura está avançando em direção a práticas mais sustentáveis. O tema dos biológicos é conectado à agricultura regenerativa, pois essas inovações promovem ganhos ambientais e operacionais no campo. Além disso, há oportunidades no mercado de carbono. A empresa está empolgada com as possibilidades de vender créditos de carbono e desenvolver metodologias para atuar nesse mercado, aproveitando os ganhos de escala. A SLC tem aproveitado a falta de sucessores em propriedades de grande porte no Cerrado para expandir suas operações.

Quando não há sucessores, a SLC assume fazendas de 20 ou 30 mil hectares, o que permite explorar a estrutura para ganhos de escala que a agricultura de porte possibilita. A digitalização e a conectividade têm transformado as operações da companhia, uma das maiores produtoras de grãos e fibras do Brasil. Essas ferramentas oferecem maior controle e eficiência, especialmente em propriedades de grande escala. A tecnologia nos oferece visibilidade sobre a operação, ajudando a melhorar o uso dos recursos e a aumentar a produtividade. É possível monitorar em tempo real o que acontece nas fazendas, algo que era impensável há alguns anos. Todas as fazendas da SLC estão conectadas à internet, o que foi essencial para implementar ferramentas como telemetria, pluviômetros digitais e imagens de satélite.

Sem conectividade, não há agricultura digital. Esse foi um passo fundamental para integrar as ferramentas ao dia a dia da operação. A adoção de tecnologias digitais exige preparo e mudança de mentalidade. Para isso, a empresa criou uma gerência dedicada à agricultura digital, responsável por desenvolver processos que tornem os sistemas mais acessíveis e eficientes para os colaboradores. Destaque também para as estratégias financeiras da SLC Agrícola para mitigar riscos, como o uso de seguros paramétricos em áreas mais vulneráveis, como a Bahia. Essas soluções representam um avanço em comparação aos seguros tradicionais, que muitas vezes são inviáveis devido ao alto custo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.