ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Nov/2024

Armazenagem: Kepler Weber terá locação de silos

A Kepler Weber planeja entrar no mercado de locação de silos para atender produtores, empresas e cooperativas que precisam de armazenagem, mas não querem imobilizar capital. O anúncio foi nesta terça-feira (26/11). O objetivo é construir unidades de armazenagem em locais estratégicos para locação aos clientes, sem o aporte de capital da companhia. A estratégia prevê que a construção seja financiada por fundos de investimento, enquanto a Kepler Weber atua na gestão de todo o processo, desde a escolha do local até a operação e manutenção das unidades. O primeiro projeto-piloto está em negociação em Mato Grosso, principal polo agrícola do País. Essa estrutura foi finalizada neste segundo semestre e, em novembro, foi apresentada proposta para uma unidade em Mato Grosso.

Se confirmada nessa modelagem, será a primeira nesse formato. A iniciativa está sendo desenvolvida há dois anos, com ajustes baseados em aprendizado prático. O modelo busca atender clientes de grande porte no agronegócio, players robustos, que têm na sua estratégia basicamente não alocar novos ativos no balanço. A Kepler Weber aposta que a flexibilidade financeira oferecida pelo modelo será um diferencial para grandes empresas, ajudando-as a acelerar seus próprios planos estratégicos. A Kepler Weber tem a expertise necessária para liderar a implementação do modelo, pois conhece todas as etapas da construção de uma unidade. Desde a definição do local até a manutenção, o know-how é o que garante a viabilidade do projeto.

A equipe da empresa conta com mais de 100 engenheiros e é um dos pilares dessa capacidade. Além do aluguel, o modelo também gera receitas adicionais para a Kepler Weber, como a venda de equipamentos para construção dos silos e contratos de manutenção das unidades. A intenção é fazer contratos de manutenção dessas unidades, porque elas vão ficar locadas e precisarão de suporte técnico constante. O equilíbrio entre os interesses dos investidores, clientes e da própria empresa é o principal desafio para o sucesso da iniciativa. Para essa modelagem parar de pé, tem que ser bom para todos. Para quem coloca o investimento, é preciso oferecer uma remuneração satisfatória; a Kepler terá uma participação como coordenadora do processo, e o cliente precisa ter uma operação viável financeiramente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.