13/Nov/2024
A Bayer obteve prejuízo líquido de 4,18 bilhões de euros (US$ 4,44 bilhões) no terceiro trimestre de 2024, informou a companhia na manhã desta terça-feira. A empresa reduziu as perdas em comparação com igual trimestre do ano passado, quando registrou prejuízo de 4,57 bilhões de euros. O lucro básico por ação caiu 36,8%, para 0,24 euro. Ainda no trimestre, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) antes de itens especiais recuou 25,8%, para 1,251 bilhão de euros. O Ebit ampliou a queda, passando de 3,594 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2023 para 3,822 bilhões de euros no período equivalente deste ano. As vendas cederam 3,6%, a 9,97 milhões de euros. Os resultados ficaram aquém do estimado por analistas da Vara Research, que previam prejuízo líquido de 579 milhões de euros, Ebitda antes de itens especiais de 1,30 bilhão de euros, e lucro básico por ação de 0,26 euro.
Além disso, a expectativa era de vendas de 10,16 bilhões de euros. A empresa alemã atribuiu o resultado a perdas na Divisão Agrícola (Crop Science). No segmento, as vendas recuaram 8,7% em relação ao terceiro trimestre de 2023, com receita de 3,99 bilhões de euros. Segundo a Bayer, em relatório, as vendas de fungicidas e inseticidas aumentaram substancialmente, enquanto o negócio de herbicidas à base de glifosato registrou queda significativa. Na América Latina, também houve uma queda expressiva na área plantada de milho, com impacto em nossos negócios de sementes de milho e proteção de cultivos relacionados. Houve aumento nas devoluções na América do Norte. Ainda no segmento agrícola, a Bayer afirmou que houve queda significativa no volume de vendas de herbicidas produtos à base de glifosato no trimestre. Além disso, os preços mais altos na América do Norte tiveram efeito positivo, mas foram parcialmente compensados por quedas de preços na América Latina.
Os fungicidas e inseticidas tiveram crescimento de vendas. Para Sementes e Características de Soja, as vendas caíram levemente, com o atraso no início da temporada, relacionado ao clima na América Latina, apesar do aumento nas receitas de licenciamento na América do Norte. Na divisão de produtos farmacêuticos, as vendas recuaram 0,6% no terceiro trimestre deste ano, para 4,510 bilhões de euros. Ainda assim, a Bayer destacou que houve alta de 2,3% em base ajustada por câmbio e portfólio. A divisão de saúde do consumidor registrou leve aumento nas vendas, de 0,2%, para 1,413 bilhão de euros. Diante de um mercado agrícola mais fraco, a Bayer reduziu sua meta de lucro do ano, projetando um cenário de cautela em 2025, com pressão devido a desafios regulatórios e à concorrência de genéricos.
O grupo agora espera que o Ebitda fique entre 10,4 bilhões e 10,7 bilhões de euros este ano, contra a projeção anterior de 10,7 bilhões a 11,3 bilhões de euros. A Bayer ajustou para baixo sua meta de crescimento anual de vendas para a divisão de saúde do consumidor, mas afirmou que os resultados de sua divisão farmacêutica deverão ficar no limite superior de sua perspectiva anterior. A empresa também reduziu sua previsão para a unidade agrícola, estimando queda nas vendas entre 1% e 3% em 2024, excluindo efeitos cambiais e mudanças de portfólio, com uma margem de Ebitda antes de itens especiais entre 18% e 20%. Antes, a estimativa era de recuo de 1% a um aumento de 3%, com uma margem de Ebitda antes de itens especiais de 20% a 22%, embora tenha alertado que ambos os indicadores poderiam ficar no limite inferior dessas faixas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.