05/Nov/2024
A 3tentos anunciou seu segundo ciclo de crescimento com foco no Vale do Araguaia, em Mato Grosso, região que a empresa considera uma das mais carentes em termos de logística no Brasil. A companhia está instalando uma unidade industrial em Porto Alegre do Norte (MT), próxima à BR-158, para conectar a região aos portos do Arco Norte. Essa gestão entre Arco Sul e Arco Norte, essa distribuição dos pontos de exportação e industrialização é que vai nos gerar mais competitividade. A empresa projeta um crescimento de 30% a 40% na demanda global por alimentos até 2050. Há dois pilares básicos no mercado: segurança alimentar e transição energética.
A estratégia da 3tentos de estar presente em duas regiões climáticas distintas (Rio Grande do Sul e Mato Grosso) tem se mostrado acertada. A previsão climática não evita nenhuma situação, mas permite antecipar e programar melhor. A empresa ganhou resiliência ao diversificar geograficamente suas operações. A evolução tecnológica e o uso de inteligência artificial na logística são outros pontos de atenção da 3tentos. O setor evoluiu dos antigos atoleiros na BR-163 e filas de caminhões nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) para um sistema mais eficiente, com cotas e horários programados para chegada e descarga.
É a era de inteligência artificial e é preciso trabalhar cada vez mais com market place de cargas. Para 2025, a empresa manterá foco na industrialização no interior e na diversificação de produtos. Não será mais só grão de milho e soja. Terá farelo de soja, DDG, etanol e biodiesel. A empresa atua em toda a cadeia, da produção ao consumo. O Brasil tem vocação para o agro e o produtor rural vem absorvendo as tecnologias mais avançadas do mundo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.