ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Nov/2024

Armazenagem é prioridade para o produtor rural

Segundo a Kepler Weber, o investimento em infraestrutura de armazenagem tornou-se uma prioridade para os produtores rurais em 2024, impulsionado pela expectativa de uma supersafra na temporada 2024/2025. Há uma pressão crescente pela capacidade de armazenagem no campo, mesmo com a redução de rentabilidade na atividade agrícola e a queda das commodities. A Kepler Weber faturou R$ 141,8 milhões no segmento 'Fazendas' no terceiro trimestre, e R$ 377,3 milhões no acumulado de 2024, o que representa um crescimento de 12,4% frente ao mesmo período do ano passado. O déficit estrutural de armazenagem no Brasil, estimado em 100 milhões de toneladas para a safra de grãos projetada de 330 milhões de toneladas, reforça a necessidade de investimentos.

Os agricultores mais organizados e estruturados estão se preparando para passar pela safra de forma mais tranquila. A armazenagem subiu no nível de priorização dos produtores, que buscam maior independência logística e controle sobre a produção. A demanda é reflexo de um cenário em que os produtores precisam garantir a segurança de seus estoques em anos de alta oferta. Análises históricas mostram essa priorização de armazenagem nos últimos 20 anos, especialmente com o aumento da área cultivada, do investimento em tecnologia e da pressão de safras recordes. A Kepler Weber registrou uma migração significativa no perfil de financiamento dos projetos de armazenagem, com mais de 70% dos investimentos sendo realizados com recursos próprios dos produtores rurais.

Isso leva a crer que a relevância da armazenagem tem se tornado bastante latente junto ao produtor. Do Plano Safra 2024/2025, a empresa capturou aproximadamente 25% do volume efetivamente liberado até setembro para armazenagem. Mesmo em um cenário de juros em alta e margens mais apertadas no campo, a demanda por armazenagem continua forte. Nem mesmo o agricultor mostra essa retração em 2024 e na carteira que está se formando para 2025. No negócio de armazenagem, quanto menor for o juro, melhor. Mas, o cenário atual não está inibindo a cadeia de investir. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.