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15/Oct/2024

Bioinsumos: vendas da Vittia devem cair no 3º tri

Segundo o Citi, a Vittia, empresa brasileira de fertilizantes e defensivos biológicos, deve apresentar resultados mais fracos no terceiro trimestre na comparação com igual período do ano passado, devido a um menor volume de venda de produtos biológicos e margens brutas mais baixas. Durante o segundo trimestre, houve uma pequena retomada das compras antecipadas por parte de produtores. No entanto, essa tendência foi interrompida em setembro com a seca no Brasil, que está atrasando o plantio de soja e provavelmente vai diminuir a janela de desenvolvimento da 2ª safra de milho de 2025. Com base nesses fatores, o Citi estima uma receita de R$ 304 milhões no terceiro trimestre, o que representa aumento de 4% na comparação anual.

O lucro bruto, porém, deve cair 5%, para R$ 114 milhões, com a margem bruta diminuindo 3,8 pontos percentuais, para 37,7%. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado deve recuar 17% ante o terceiro trimestre do ano passado, para R$ 75 milhões. O lucro líquido deve diminuir 19%, para R$ 47 milhões. O setor de insumos agrícolas enfrenta um momento difícil, com margens apertadas de produtores e concorrência acirrada. Esse cenário só deve se reverter no próximo ano-safra. Além disso, players no setor de insumos agrícolas devem enfrentar um cenário difícil durante o desenvolvimento da 2ª safra de milho de 2025, por causa de preços mais baixos e um período curto para plantar e colher o milho.

O aumento da inadimplência no agro não é motivo de grande preocupação para a Vittia, que tem um bom volume de recebíveis e encomendas e não sofreu um grande calote de clientes neste ano. Apesar do cenário difícil, a Vittia sairá fortalecida desse período, pois a empresa possui uma sólida posição de caixa para enfrentar momentos difíceis e está aumentando sua participação de mercado. A Vittia vem numa tendência de desalavancagem que pode ajudá-la a manter o ritmo de recompra de ações ou dar suporte a fusões e aquisições que acelerem a estratégia de crescimento inorgânico da companhia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.