10/Oct/2024
Segundo o Citi, a proximidade da baixa temporada no mercado de frete de grãos e o tempo seco em boa parte do Brasil podem exercer pressão sobre as ações do setor de logística. Em setembro, as tarifas médias de transporte rodoviário de grãos diminuíram, com a proximidade da baixa temporada. mercado de frete de grãos geralmente atinge o ponto mais baixo entre dezembro e fevereiro, mas a menor produção de soja e milho trouxe a moderação da baixa temporada mais cedo neste ano. Essa tendência pode continuar até a chegada de 2025.
O clima seco está levando os rios a níveis críticos nos sistemas das Regiões Norte e do Sul, afetando negativamente a Hidrovias do Brasil provavelmente até dezembro, quando normalmente começa a temporada de chuvas. O tempo seco também aumenta os riscos de uma safra de milho mais fraca no próximo ano. Safras de milho mais fracas podem reduzir a demanda por transporte e aumentar os desafios nas negociações de frete, impulsionando contratos de curto prazo e aumentando a exposição à concorrência com o transporte rodoviário. Se o plantio de soja continuar atrasado nas próximas semanas, o risco de decepção nas tarifas da Rumo e Hidrovias do Brasil pode aumentar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.