ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Oct/2024

Fertilizantes: guerra no Oriente Médio elevará preços

Segundo o Rabobank, a possível escalada do conflito no Oriente Médio pode afetar os custos dos produtores brasileiros com fertilizantes, principalmente para quem cultiva milho 2ª safra. No entanto, o Brasil já foi mais dependente do produto do Irã, pois tem diversificado as compras desde o início de outro conflito, entre Rússia e Ucrânia. O maior efeito imediato seria o aumento dos preços, decorrente da alta do petróleo e do gás natural.

Neste primeiro momento, tem um aumento nos custos de petróleo, que afeta o preço do gás natural, usado na produção de ureia, um dos principais fertilizantes. O Irã, um dos maiores produtores globais de fertilizantes nitrogenados, pode ter sua capacidade de exportação afetada caso o conflito se intensifique. O Irã é um player importante no mercado de ureia, e sua entrada em um conflito pode afetar o suprimento global. Contudo, para o Brasil, o impacto não seria tão significativo, já que o País diversifica as origens de importação de fertilizantes após a guerra da Ucrânia.

Apesar dessa diversificação, o preço dos fertilizantes pode aumentar em decorrência da maior demanda por parte de outros países. Se o Irã se retirar do mercado de exportação, outros players irão buscar as mesmas fontes que o Brasil utiliza, o que pode elevar os preços. Embora o Brasil esteja mais bem preparado para enfrentar eventuais interrupções no fornecimento, o impacto seria mais sentido nos preços do que no volume de fertilizantes.

O Brasil fez a lição de casa diversificando seus fornecedores, mas, em termos de preço, o impacto seria o mesmo do que no resto do mundo. Porém, caso o conflito dure pouco tempo, o impacto seria limitado. Se o conflito for de curta duração, o aumento de custos pode nem chegar a afetar diretamente o produtor. Mas, caso persista, o milho 2ª safra de 2025 seria a principal cultura a sentir esse aumento de custos, dada a proximidade do período de plantio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.