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30/Sep/2024

Insumos: empresas devem mudar modelo de vendas

Segundo a VGRI Partners, o pedido de recuperação judicial da AgroGalaxy, uma das maiores fornecedoras de insumos agrícolas do Brasil, deve levar empresas do setor a reavaliarem suas estratégias de comercialização e gestão de riscos, reduzindo a dependência de intermediários. A empresa entrou com o pedido de recuperação judicial após enfrentar um cenário de alavancagem financeira crescente, com sua dívida saltando de 3,5 vezes para 8,5 vezes em um ano, devido a condições climáticas adversas e à valorização do dólar. A primeira coisa é uma mudança de avaliação de valor intangível. Por muito tempo, dava-se menos valor para a venda direta do que se deveria. A dependência excessiva de revendas tem se mostrado um ponto fraco para muitas empresas.

Transações feitas diretamente com os produtores rurais podem trazer mais segurança e garantias às empresas. Quem controla a venda direta tem um ativo muito grande na mão. E quando a tratativa é direta com o agricultor, direto com a fazenda, é possível trazer um arcabouço de garantias, inclusive maiores, do que vendendo para uma revenda. Sobre o cenário de crédito no agronegócio após a recuperação judicial da AgroGalaxy, pode haver restrições e dificuldades para o setor no curto prazo. Na ponta, vai existir uma limitação de crédito. No entanto, o impacto específico da recuperação judicial da AgroGalaxy não será necessariamente um problema sistêmico para o agronegócio. A situação da AgroGalaxy serve de alerta sobre os riscos associados a modelos de negócios que dependem de muito capital de giro e operam com margens estreitas.

A situação da AgroGalaxy não é isolada, outras empresas do setor estariam enfrentando desafios semelhantes. A tendência de fusões e aquisições é um caminho possível para fortalecer a estrutura do setor. O foco do mercado deve ser empresas com margens mais elevadas, menor exposição ao capital de giro e melhor gerenciamento de clientes. Ganha o jogo quem tem menos concentração de cultura, quem tem mais venda direta e quem tem mais resiliência para aguentar a ciclicidade do agronegócio. O cenário de juros elevados, valorização do dólar e incertezas climáticas deve impulsionar essa mudança de estratégia, com as empresas precisando adotar abordagens que reduzam sua exposição ao risco. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.