05/Sep/2024
O aumento da participação dos portos do Arco Norte nas exportações do agronegócio está puxando a demanda por estruturas de armazenagem ao longo da BR-163, entre os estados de Mato Grosso e Pará. Viajando pela rodovia, a presença de novos silos chama a atenção. De tão recentes, as estruturas metálicas ainda não estão cobertas de poeira e reluzem ao sol. Castelo dos Sonhos, distrito pertencente ao município de Altamira (PA), é um exemplo de mudança na paisagem. À beira da rodovia, a Tapajós Agropecuária estava finalizando as obras de terraplanagem. Mesmo com alguns tratores ainda trabalhando, o gerente responsável pela unidade, afirma que se hoje tivesse grão, já daria para receber, porque a parte operacional e automação está pronta.
Após um ano e meio da construção de seis silos, a expectativa é começar a armazenar 330 toneladas na safra de soja 2024/2025. Ao observar a demanda pela região, os grãos devem chegar de municípios na fronteira dos dois Estados. A algumas dezenas de quilômetros, outra grande estrutura destoa na paisagem, com os dizeres Agro 5 Armazéns Gerais. A estrutura está pronta há cerca de dois anos, mas o antigo dono entrou com pedido de recuperação judicial. Então, alguns produtores arrendaram a área recém-construída, pois há viabilidade econômica de prestar serviço para a região. Então, foi feito o arrendamento.
Assim, na 2ª safra de 2024, a empresa operou pela primeira vez a estrutura, que tem capacidade de estocar 240 mil toneladas de grãos. Os portos do Arco Norte representam um terço das exportações de milho e soja do Brasil, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De janeiro a abril de 2024, o governo federal registrou 66,5 milhões de toneladas exportadas por esta região do país, aumento de 5,3% em relação ao mesmo período de 2023. Figuram nesta lista, os portos de Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Santana (AP), Barcarena/Vila do Conde (PA), São Luiz (MA) e Salvador (BA), além de estações de transbordo que contribuem para o armazenamento e deslocamento dos grãos.
Diante da expansão dos grãos, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estima que o Arco Norte possa embarcar até 100 milhões de toneladas por ano até 2030. Neste cenário, a tendência é de crescimento da oferta de silos e armazéns ao longo da BR-163. É o que avalia a concessionária Via Brasil, que administra o trecho entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). É uma realidade da região. Quanto mais expansão dos grãos, mais estes negócios de armazenagem devem crescer. Isso atrai as companhias que desenvolvem os silos e contribui para outros desenvolvimentos, como a melhoria das estradas. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.