02/Sep/2024
As importadoras de fertilizantes que dependem do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, esperam a apresentação de proposta de novas regras de atracação de navios. A Associação Catarinense dos Importadores de Adubo (Acia), que lidera o pleito, diz que há casos de navios que estão há 60 dias na fila de desembarque. A norma de referência de atracação vigente impõe distorções sobre o fluxo no porto. Em síntese, a gestão portuária estabelece que a cada três operações de descarga de importação de fertilizantes, seja concedida a atracação a um navio de carga geral. Embora essa regra pareça inofensiva, no primeiro olhar, ela tem gerado distorções que têm causado filas de atracação com média de 30 dias de espera.
No início de agosto, um navio de fertilizantes precisou ser deslocado para o Porto de Imbituba (SC) para descarregar 55 mil toneladas, isso porque a previsão no Porto São Francisco do Sul era de 50 dias de espera. O custo dessa operação teria sido de mais de R$ 7 milhões. Essa regra “três para um” se torna ainda mais prejudicial no período de plantio, quando o fluxo de navios de fertilizantes aumenta. Quanto maior o volume de navios de fertilizantes, mais ocorre o fenômeno da distorção. A expectativa da Acia é de que a proposta a ser apresentada dê conta de descongestionar a fila de navios atualmente em espera e que aponte para um novo regramento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.