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29/Aug/2024

Portos privados: movimento de contêineres cresce

Segundo a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), a movimentação de contêineres em portos privados do Brasil avançou 7,2% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2023, e o setor aposta que deve superar os portos públicos em até quatro anos. O resultado dependerá do crescimento da própria economia brasileira. Se forem mantidas as médias das taxas de crescimento dos últimos dez anos, a previsão é que os terminais privados ultrapassem os públicos em três ou quatro anos na movimentação de contêineres. Mas, o Brasil tem que crescer. Porque os portos não geram carga, são apenas ponto de transbordo do modal terrestre para aquaviário e vice-versa. Então, o crescimento da economia do Brasil impacta muito. Levantamento da ATP, com base no Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostra que, nos seis primeiros meses deste ano, esse perfil de carga totalizou 2,4 milhões de TEUs - equivalentes a um contêiner de 20 pés.

Destacaram-se no crescimento percentual o Porto Itapoá (SC) 25,3%, o DP World Santos (SP) 19,8% e o Porto de Pecém (CE) 7,6%. As maiores movimentações em volume absoluto em terminais privados foram registradas no Marítimo Ponta da Madeira (MA), no terminal de Tubarão (ES) e no Aquaviário de Angra dos Reis (RJ) Juntos, eles movimentaram 144,8 milhões de toneladas entre janeiro e junho, quase 23% de toda a movimentação portuária do País, somando-se portos organizados e terminais autorizados. Isso traduz a significativa participação que iniciativa privada tem no mercado. Do ponto de vista de projetos novos, em relação aos arrendados, está vindo o terminal STS10 (na região de Saboó) que vai ser um grande terminal no Porto de Santos. E um terminal em Santos tem um potencial enorme porque São Paulo é o maior Estado produtor e consumidor.

Em relação a um novo terminal de contêiner no Porto de Santos para desafogar a movimentação de cargas no local, o governo decidiu adiar os investimentos públicos e encomendou um estudo para avaliar alternativas ao projeto. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) havia solicitado que o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Autoridade do Porto de Santos (APS) retomassem a licitação do terminal STS10, na região do Saboó, em até 30 dias. Em março, o governo Lula anunciou que espera leiloar, ainda neste ano, 16 áreas em portos pelo País, com valor total de R$ 8 bilhões em investimentos. Dos terminais privados, há dois projetos por virem, o da APM Terminals, em Suape (PE), de carga geral e contêiner; e o da Imetame, em Aracruz (ES), de contêiner. E, claro, não se pode desprezar ampliações que estão sendo feitas em todos os terminais, porque estão atingindo um nível de saturação. Então, os TUPs estão no limite e daqui a pouco não têm mais como crescer. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.