28/Aug/2024
Segundo a plataforma online de transporte de cargas Frete.com, a quantidade de fretes rodoviários destinados ao agronegócio subiu 13,7% no primeiro semestre de 2024 em comparação com igual período de 2023. A soja, que representa 28% dos fretes do agronegócio publicados na plataforma, puxou o resultado, com avanço de 52,9% de cargas transportadas por rodovia de janeiro a junho deste ano. O milho, que perfaz 13% das cargas do agronegócio publicadas na plataforma, também teve crescimento no período, na base de 7,8%.
Fertilizantes, com 18% dos fretes totais, tiveram queda no volume transportado entre janeiro de junho, de 3,8% em comparação com o primeiro semestre de 2023. Apesar de problemas nas safras, por causa das fortes chuvas no início do ano, principalmente no Rio Grande do Sul, o agronegócio ainda conseguiu puxar o crescimento do volume de fretes no semestre. A soja é sempre um destaque, já que movimenta diversos fretes pelo Brasil todo. Em relação à movimentação de cargas de maneira geral, após estabilidade no primeiro trimestre deste ano, os embarques voltaram a crescer, por volta de 14% no primeiro semestre em comparação com igual período de 2023.
Entre janeiro e junho deste ano, foram publicados mais de 4,8 milhões de fretes na plataforma da Frete.com. Houve crescimento em todos os setores analisados. Além do aumento no agronegócio, construção civil teve aumento de 19,3% e produtos industrializados com 7,2% de crescimento. A Frete.com conta com mais de 900 mil caminhoneiros cadastrados e 25 mil empresas assinantes, sendo que os fretes publicados cobrem 99% do território nacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.