16/Aug/2024
A Petrobras reativou nesta quinta-feira (15/08) a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) em Araucária, Paraná, após três anos de inatividade. A cerimônia de reabertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard. A retomada da produção está prevista para o segundo semestre de 2025, com capacidade anual de 720 mil toneladas de ureia e 475 mil de amônia. A Petrobras planeja expandir sua produção de fertilizantes, buscando reduzir a dependência externa e fortalecer o agronegócio brasileiro.
Além disso, serão anunciados novos investimentos na refinaria Repar, que atende importantes mercados das Regiões Sul e Sudeste do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “não tem explicação” a paralisação das operações da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados (Fafen), no Parará. Em sua avaliação, a interrupção da fábrica foi uma coisa “impensável”. “Uma fábrica de fertilizantes num país que tem um potencial agrícola gigantesco, num Estado como o Paraná, que tem produção agrícola muito forte, você parar de fazer fábrica de fertilizantes para produzir nitrogenados é uma coisa impensável”, disse Lula.
O presidente afirmou que, em seu terceiro mandato, vai fazer investimentos para recuperar esse potencial brasileiro. A expectativa do chefe do Executivo é que a volta das atividades da Fafen gere até 2 mil empregos. Ainda, Lula fez o anúncio de R$ 4,5 bilhões de investimentos na Refinaria do Paraná (Repar) para modernizar e melhorar a qualidade de refino. As duas instalações são ligadas à Petrobras. Fonte: CNN Brasil e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.