ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2024

Portos: estrutura para receber navios sustentáveis

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou nesta quinta-feira (25/07) um estudo com recomendações sobre a infraestrutura de portos brasileiros para o recebimento de embarcações movidas a combustíveis sustentáveis. Ao identificar que apenas 12% das instalações têm capacidade para oferecer alternativas menos poluentes, o estudo aponta que o País precisa de iniciativas como a elaboração da análise de custo-benefício das medidas de redução de emissões. As empresas de navegação que operam no Brasil poderão ficar menos competitivas e até serem punidas caso não alcancem as metas internacionais de redução de emissões dos gases de efeito estufa (GEEs).

O relatório aprovado pela Antaq, nomeado “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e aplicações do Hidrogênio nos Portos”, foi feito em parceria entre o órgão regulador, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil em projetos de desenvolvimento sustentável. O estudo concluiu que a descarbonização do setor exige ações integradas para atingir uma redução significativa das emissões.

Esses dados vão permitir que a Antaq siga com outras ações que buscam minimizar as emissões de carbono, como a elaboração do inventário setorial de emissões, novos estudos sobre o tema, novas regulações, entre outras medidas. Entre as orientações está a de elaboração de um inventário unificado de emissões nas instalações portuárias, o que já estaria sendo feito de forma espontânea por 58% das operadoras. Outro encaminhamento é o de mapeamento de oportunidades de redução de emissões, incluindo aspectos como atenção à eficiência energética e operacional, com olhar a itens como o tempo de atracação, a velocidade e o tempo de espera para a carga e a descarga.

A entrega do estudo faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado com a GIZ em setembro de 2023 para promover a descarbonização no setor. Esse é o segundo de três eixos definidos. O eixo 1, que foi finalizado em 2021, tratou da revisão da experiência internacional, análise de documentos, artigos técnicos e científicos e estudos sobre transição energética e descarbonização no transporte marítimo e nos portos. O levantamento foi realizado no âmbito do Programa Internacional de Hidrogênio H2Uppp, que é financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha.

Segundo a Antaq, o projeto alemão busca identificar, preparar e acompanhar a implementação de projetos para a produção e uso de aplicações de hidrogênio verde e derivados, bem como aumentar a conscientização e transferir conhecimentos para o desenvolvimento de projetos. O terceiro eixo, que será conduzido pela Antaq, vai apresentar um estudo de caso por meio de levantamento de campo e entrevista semiestruturada com portos e entidades do setor portuário. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.