ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jul/2024

Portos do Paraná: movimento recorde no 1º semestre

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, os portos do Paraná movimentaram 33,780 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, recorde para o período. O volume é 9% superior ao reportado nos primeiros seis meses do ano passado. Os portos paranaenses foram responsáveis pela metade do crescimento da exportação de soja em grãos do País no período. Considerado apenas o mês de junho, os terminais do Estado também registraram recorde em cargas movimentadas: 6,583 milhões de toneladas. Dos seis primeiros meses do ano, quatro deles registraram recordes de movimentação mensal, o que nos deu um excelente semestre em resultados.

Entre as cargas movimentadas, a importação apresentou maior crescimento, de 16%, com 12,519 milhões de toneladas recebidas pelos portos do Paraná no primeiro semestre. No primeiro semestre, os portos do Estado movimentaram 4,777 milhões de toneladas de fertilizantes, 3% mais que o reportado de janeiro a junho do ano passado. O Paraná é a principal porta de entrada dos insumos no Brasil, representando 24% do total internalizado no País. No primeiro semestre, as cargas de fertilizantes movimentadas nos portos do Paraná tiveram como origem Rússia (28%), China (18%), Canadá (16%), Marrocos (8%) e Estados Unidos (4%).

Na exportação, os maiores volumes movimentados foram de soja e açúcar. De soja, foram embarcadas 8,058 milhões de toneladas de janeiro a junho deste ano nos portos do Estado, crescimento de 10% ante 2023. De açúcar, foram exportadas 2,882 milhões de toneladas a granel na primeira metade deste ano, alta de 73% na mesma base comparativa, e 403,361 mil toneladas em sacas de 50 Kg, aumento de 96%. Em relação aos contêineres, os portos do Paraná movimentaram 780.457 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) no período, crescimento de 37% em comparação ao primeiro semestre de 2023. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.