ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jul/2024

Transporte Marítimo: restrições para América do Sul

Segundo a Maersk, o transporte marítimo da América do Sul também tem sido afetado pelos ataques promovidos pelo grupo rebelde Houthis no Mar Vermelho. A empresa de logística de navegação informou que a atividade entre o Extremo Oriente da Ásia e a Costa Leste e Oeste da América do Sul segue com capacidade restrita. Enquanto isso, o crescimento da demanda de comércio entre as regiões permanece forte desde o primeiro trimestre de 2024. Ao considerar o trecho da Oceania para as Américas, a forte procura de rotas para a Costa Leste dos Estados Unidos e a América Latina é indiretamente afetada pelos problemas no Mar Vermelho.

A expectativa da Maersk é que a demanda permaneça forte ao longo do futuro próximo. A companhia anunciou que a interrupção de suas operações de transporte de contêineres devido aos ataques no Mar Vermelho se expandiu, com sua rede marítima totalmente afetada no momento. Todos os navios da empresa com permissão para navegar, assim como todas as embarcações previamente subutilizados, estão agora sendo redirecionados para tentar preencher vazios nas operações de transporte. Ainda assim, dificilmente a frota será capaz de atender a demanda nos próximos meses.

Neste cenário de demanda aquecida e capacidade reduzida, as transportadoras têm enfrentado o aumento dos custos. Quanto mais isso durar, mais profundamente enraizados os custos ficarão. Ainda não se sabe exatamente quanto destes custos serão recuperados e por quanto tempo. Contudo, as taxas mais elevadas são temporárias. A expectativa é que os preços retornem aos patamares normais de mercado à medida que alguns desses problemas forem aliviados, seja pela introdução gradual da nova tonelagem ou pela retomada das rotas normais de navegação em um futuro próximo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.