ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jul/2024

Gás Natural: Brasil discute compra direta da Bolívia

O Ministério Minas e Energia (MME) informou que houve uma reunião com representantes do governo da Bolívia para tratar da possibilidade de compra direta de gás natural produzido no país vizinho. Na prática, seria a possível a venda sem intermédio da Petrobras. A comitiva liderada pelo ministro Alexandre Silveira e representantes da indústria brasileira esteve em Santa Cruz de La Sierra, cidade boliviana.

Nesta segunda-feira (08/07), foi realizada a reunião de cúpula do Mercosul, em Assunção, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que formalizou a entrada da Bolívia no Mercosul. A venda do gás boliviano atualmente é feita por meio da Petrobras e, segundo o MME, a demanda da grande indústria brasileira pela compra direta se arrasta desde a década de 90.

A expectativa é que, ao eliminar a intermediação, o preço do gás possa cair. A Pasta diz que o custo da importação chegaria a ter redução de cerca de 40% do valor praticado atualmente. O encontro contou com representantes da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), estatal responsável pela comercialização de gás e petróleo do país.

A YPFB administra o Gasbol, conhecido como gasoduto Brasil-Bolívia. Do lado brasileiro, participaram representantes da Abrace, Abividro, Abiquim, Abceram e Fiesp. O ministro boliviano dos Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Franklin Molina Ortiz, também esteve presente no encontro. O MME não informou sobre uma decisão definitiva sobre o tema, mas sim os avanços das discussões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.