ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jul/2024

Energia Eólica: incentivos na medida do necessário

Durante a inauguração do primeiro complexo eólico da petroleira argentina Pan American Energy (PAE) no Brasil, cujo investimento somou R$ 3 bilhões, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que é preciso cuidado para fazer incentivos "na medida do necessário" quando questionado sobre políticas públicas para atender a cadeia de energia eólica no Brasil.

O governo tem atuado para não prejudicar aqueles que mais interessam, que são os consumidores de energia e as medidas já tomadas, como os recentes leilões de transmissão, permitirão maior escoamento da energia da Região Nordeste para Região Sudeste, e a Medida Provisória (MP) nº 1.212, de 2024, que estendeu benefícios a renováveis, devem impulsionar o setor trazendo um "ciclo virtuoso de crescimento". A situação atual do setor se deve ao descompasso entre a construção das linhas de transmissão e a autorização dada para os geradores, o que será corrigido por meio da MP.

A economia do Brasil é sólida e, segundo o ministro, falta só um detalhe para impulsionar o crescimento nacional, que é a queda dos juros. Sobre o marco das eólicas no mar (offshore), defendeu o texto que foi concebido no Senado e disse que a decisão de votação cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.