26/Jun/2024
O mercado de embalagens está em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento dos consumidores, que está cada vez mais crítico e atento. Isso impacta toda cadeia de desenvolvimento, definindo novos produtos, jornada de compra e experiência dos consumidores. Segundo o Instituto de Embalagens, a indústria brasileira está se adaptando rapidamente para atender essas demandas e tendências que já são internacionalmente aplicadas. Como exemplo da tendência de saúde e bem-estar do consumidor, as embalagens a vácuo são muito utilizadas no País para ampliar o shelf-life (prazo de validade) dos alimentos.
As embalagens monodoses são adotadas para oferecer praticidade e conveniência. Embalagens com conteúdo reciclado ou com peso reduzido promovem a economia circular e o consumo consciente. Esse desenvolvimento deve considerar o mercado local, as regulamentações ambientais e as preferências dos consumidores brasileiros. Essas tendências podem ser divididas em quatro grandes grupos: saúde e bem-estar, estilo, conveniência e sustentabilidade. A tendência ligada à saúde e ao bem-estar significa a busca por produtos mais naturais, uma alimentação saudável, suplementos alimentares, conforto e equilíbrio mental e emocional.
Além disso, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a segurança alimentar e bem-estar físico e mental. Quando se fala de estilo, embalagens atrativas e que promovem experiências sensoriais fazem a diferença. Além de glamour e status, é preciso que as embalagens resgatem histórias e memórias afetivas. As embalagens que encantam e engajam, tornando seus consumidores fãs da marca. Segundo um estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entre produtos semelhantes, o consumidor tende a escolher aquele que possui a embalagem mais atraente e prática. Por isso, embalagens práticas e convenientes, com tampas abre fácil, ergonômicas, uso de tecnologia e de plataformas inteligentes promovem interação.
O consumidor pede cada vez mais produtos que se adaptem às exigências e proporcionem eficiência à rotina. A preocupação com a questão ambiental tem crescido à medida que as informações sobre o avanço do problema são compartilhadas e reconhecidas pelos consumidores. Dentro da sustentabilidade, eles buscam opções como produtos orgânicos e marcas que adotem práticas ESG responsáveis. Sobre esta tendência, há uma ressalva importante. A sustentabilidade transcende tendência e se transforma em preocupação real dos consumidores com os efeitos do aquecimento global. Porém, é preciso lembrar que grande parte dos consumidores precisa antes saciar a fome, depois resolver questões de saúde, para então se preocupar com o consumo e fatores ligados ao meio ambiente.
Porque, segundo a pirâmide de hierarquia das prioridades de Maslow, quem tem fome vai pensar em como saciá-la antes de qualquer outra coisa. Desta forma, é preciso ser honestos e práticos para entender que a maior preocupação humana ainda deve ser saciar a fome mundial, seguida pela solução das doenças ou a questão da saúde. Só assim a sociedade poderá pensar no bem-estar geral do planeta. Entender essas tendências é fundamental para as empresas de produtos de consumo, já que quanto mais as embalagens atendem essas demandas, maiores são as chances de sucesso nas gôndolas. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.