21/Jun/2024
A norueguesa Equinor anunciou nesta quinta-feira (20/06) seu primeiro projeto híbrido de geração renovável, que vai combinar produção de energia solar e eólica na Bahia. A Equinor informou que houve decisão final de investimento para construção do complexo solar Serra da Babilônia (SdB), que terá capacidade para gerar de 140 MW no pico. O investimento não foi revelado.
O projeto será desenvolvido dentro da área do Serra da Babilônia I, complexo de parques eólicos onshore, operados pela Rio Energy. Essa empresa foi adquirida pela Equinor no ano passado para ser sua plataforma de crescimento em geração renovável onshore no País. O anúncio da planta solar vem apenas sete meses depois da compra da Rio Energy pela Equinor.
O início da construção do complexo SdB está previsto para setembro de 2024 e a operação comercial é esperada até o final de 2025. A nova unidade vai usar o sistema de interconexão já existente, sem exigir capacidade adicional da rede. E injetará energia nessa rede quando os projetos eólicos não estiverem utilizando sua capacidade, otimizando a produção total de energia. Por isso a definição de "híbrido". A nova energia será comercializada pela Danske Commodities, comercializadora de energia da Equinor.
A posição da Equinor em energias renováveis no Brasil inclui três ativos em produção comercial: o complexo solar Apodi, de 162 MW (44%); o complexo solar Mendubim, de 531 MW (30%); e os parques eólicos do complexo Serra da Babilônia 1, de 223 MW (100%). Há, ainda, pipeline de mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos onshore sendo desenvolvidos pela subsidiária Rio Energy. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.