19/Jun/2024
Segundo a CropLife Brasil, associação que representa a indústria de defensivos químicos, bioinsumos, biotecnologia e germoplasma (mudas e sementes), O Brasil aumentou em 60% o consumo de bioinsumos nos últimos anos. A taxa é quatro vezes maior que no resto do mundo, o que faz com que o País seja considerado líder global no uso dessa tecnologia. Os produtos chegam a 30% da área nacional cultivada.
O uso dos bioinsumos também permitiu que o Brasil evitasse a emissão de mais de 70 milhões de toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 500 milhões de árvores nativas. Inovação e técnicas de produção mais sustentáveis permitiram que o Brasil produzisse hoje três vezes mais alimentos do que há quatro décadas, ocupando apenas 7,8% de seu território. Sem a biotecnologia, seriam necessários mais 20 milhões de hectares para produzir o mesmo volume de alimentos.
Dados e informações de base científica sobre a produção agrícola do País estarão disponíveis na nova plataforma online da CropLife Brasil. O lançamento do portal ocorrerá no Global Agribusiness Festival (GAFFFF), nos dias 27 e 28 de junho, em São Paulo, para marcar os cinco anos da entidade, representante da cadeia de insumos agrícolas brasileira. No evento, a CropLife Brasil falará sobre sustentabilidade na agricultura, boas práticas e bioinsumos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.