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11/Jun/2024

Portos: Sertrading mirando concessões portuárias

A Sertrading, uma das maiores empresas brasileiras especializadas em importações, deverá ultrapassar a marca de R$ 20 bilhões em valores negociados neste ano. Com receita líquida de R$ 12 bilhões, a companhia tem planos ambiciosos para manter o ritmo de crescimento nos próximos anos. E para diversificar os negócios, a empresa vai disputar concessões de terminais portuários. A companhia tem crescido a taxas de 30% ao ano. Em 2020, transacionava R$ 5 bilhões em operações de comércio exterior, cifra que chegou a R$ 19 bilhões no ano passado. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a companhia já movimentou R$ 4,5 bilhões, o que garantiu uma receita líquida de R$ 3 bilhões, alta de 10% em relação ao mesmo período de 2023. Ter apenas acionistas que participam do dia a dia da empresa fez a diferença. A Sertrading foi fundada, em 2001.

O negócio tem forte sazonalidade, e o terceiro trimestre é sempre o mais forte, uma vez que as empresas importam mais nesse período para se preparar para as vendas de fim de ano. Com isso, a expectativa é crescer até 25% e atingir R$ 23,5 bilhões em movimentações no consolidado do ano. A Sertrading opera em 16 setores da economia. Entre eles, está a importação de “itens pesados”, como aviões executivos e helicópteros. Também é a responsável por trazer os veículos comercializados pela Ford no Brasil, depois que a montadora deixou de fabricar carros no País. Outro serviço importante é a importação de ingredientes para a produção de cervejas pela Ambev (lúpulo, malte e cevada) e insumos e produtos farmacêuticos. A companhia ainda é a maior importadora de perfumaria e cosméticos no Brasil, atendendo marcas como MAC e Jo Malone. E tem ainda como clientes a Procter & Gamble e a PepsiCo. Atualmente, a Sertrading tem participação de cerca de 20% no mercado e quer continuar ampliando essa fatia.

Para manter o ritmo de expansão, no entanto, será preciso abrir novas frentes de negócios, e a mais importante é disputar as próximas concessões de terminais portuários. Há 35 projetos previstos a serem concedidos à iniciativa privada entre 2024 e 2026, num total de R$ 14,5 bilhões em investimentos (sem considerar as outorgas). São investimentos muito altos, e a empresa quer participar desses processos por meio de consórcios. A empresa tem buscado parceiros com capacidade financeira para as concessões. Outra forma de diversificação em análise é o desenvolvimento de infraestrutura logística para os clientes, como espaços de armazenamento. No ano passado, a empresa investiu R$ 20 milhões em um centro automotivo próprio no Porto do Espírito Santo, com capacidade de movimentar cerca de 50 mil veículos por ano. Em 2022, chegaram pelo porto local 65 mil veículos, dos quais 30 mil foram importados pela Sertrading. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.