10/Jun/2024
A Infra S.A. defende que a saída para acelerar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) pode ser a mudança do traçado. Há um compromisso de entregar em 2026. Há trechos em que não será possível conseguir licença nunca. Então, é preciso mudar o traçado. Existia a ideia de passar o trilho por cima da Barragem de Ceraíma (BA). Mas, isso não será possível. A opção é mudar o traçado. Com aproximadamente 1,5 mil quilômetros de extensão, a Fiol ligará o futuro Porto de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.
O primeiro dos três trechos foi concedido à iniciativa privada no início do ano passado, o mesmo que deve ser feito com os demais. As tratativas para alteração do traçado já estão sendo conduzidas junto à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). Será feita uma licitação para estudo de um novo traçado, para fazer isso mais rápido. No dia 22 do último mês, a Infra iniciou um processo milionário para contratar serviços de consultoria técnica especializada em engenharia.
O edital tem um orçamento aproximado de R$ 206 milhões, dividido em seis lotes que atenderão diferentes frentes de trabalho da empresa. Sobre a contratação, a medida se mostrou necessária diante da grande demanda por projetos vinda do Ministério dos Transportes e do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Está em avaliação pela estatal a Ferrovia do Frango, por exemplo, que tinha recebido o carimbo de inviável anteriormente. É preciso entender o porquê de ser viável ou não. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.