27/May/2024
Com os automóveis incluídos na lista de produtos que terão que pagar o imposto seletivo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que representa as montadoras, colocou-se à disposição da equipe econômica para apresentar propostas no debate sobre a regulamentação da reforma tributária. Um encontro entre representantes da associação e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aconteceu na sexta-feira (24/05). O secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, esteve entre os presentes. O objetivo da reunião foi atualizar o ministro sobre os resultados e desafios à frente da indústria de veículos e de máquinas agrícolas, cujos fabricantes também são representados pela Anfavea.
Mas, a reforma tributária acabou entrando em pauta, assim como as preocupações do setor com a interrupção no fornecimento das fábricas de autopeças do Rio Grande do Sul, que provoca paradas em algumas montadoras. O mercado do Rio Grande do Sul, que representa 5% das vendas nacionais de automóveis, também parou com as enchentes sem precedentes no Estado. segundo a Anfavea, a reforma tributária foi abordada com o ministro de forma geral, sem tratar especificamente do imposto seletivo sobre o setor, previsto no projeto de regulamentação. Foi manifestado ao ministro da Fazenda e a Appy o desejo da entidade de apresentar propostas no período de regulamentação. Em relação ao Mover, o programa de apoio federal às montadoras, cuja votação do projeto de lei na Câmara está travada pela inclusão de um "jabuti", que trata da taxação de compras online inferiores a US$ 50,00, a Anfavea comentou que a ‘bola’ agora está com o Legislativo.
A indústria quer que o projeto seja votado logo para não haver interrupção entre o regime automotivo atual, o Rota 2030, e o Mover. A visita recente à China, onde representantes das indústrias de carros e de autopeças acompanharam, no fim do mês passado, o Salão do Automóvel de Pequim, também foi tema da reunião. A China tem tecnologias que não são produzidas no Brasil, e a entidade quer essa produção no Brasil. E defende "um passo à frente" do Brasil, inclusive, em algumas das etapas da produção de baterias dos carros híbridos e elétricos. O ministro se colocou à disposição para ajudar em tudo, foi uma reunião muito produtiva, relatou o presidente da Anfavea sobre o encontro com Haddad. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.