22/May/2024
O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que estudos mostram que há demanda por gás natural pela indústria brasileira de fertilizantes nitrogenados, a depender de preços mais competitivos da matéria-prima. O preço do gás natural encontra-se acima do desejado e as empresas defrontam-se com preços acima dos concorrentes, perdendo competitividade. O Grupo de Trabalho (GT) Gás para Empregar tem a finalidade de subsidiar o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) para medidas de melhor aproveitamento do gás natural e que terão impacto importante na redução do gás.
Há várias medidas em andamento pelo governo e projetos privados para provocar um "choque de oferta" no gás natural nacional. Entre eles, o gasoduto Rota 3 da Petrobras com previsão de conclusão até o fim deste ano e capacidade de produção de cerca de 18 milhões de m³ de gás natural por dia; o projeto Raia da Equinor com capacidade de produção de 12 milhões m³ de gás natural por dia a partir de 2028; o projeto Sergipe da Petrobras com capacidade de produção de mais de 18 milhões de m³ de gás natural por dia também em 2028; e as reservas onshore de gás natural com jazidas estimadas em 32 milhões de m³ por dia.
Além disso, há possibilidade de importação de gás xisto da Argentina de 3 milhões de m³ por dia e o potencial de produção de 60 milhões de m³ por dia de biometano. Existem tratativas com os governos argentino e boliviano para aproveitar e trazer gás de Vaca Muerta. Há estudos sobre o assunto, sem definição ainda. Essas medidas permitirão obter redução do preço médio de gás natural ao consumidor final, buscando contribuir para melhorar a oferta de gás natural e colaborando com a neoindustrialização. Assim, haverá impacto na redução de preços a partir deste ano.
Há um projeto de lei que tem objetivo de fomentar a produção de amônia e ureia e estabelece subvenção com recursos da União ao preço do gás natural para a fabricação de adubos nitrogenados. O projeto envolve uma série de outros Ministérios e articulações pela questão da subvenção, mas o MME vê como muito importante a partir desse diagnóstico de que o preço do gás natural no mercado nacional está em nível elevado, o que traz um problema sério para a indústria química de fertilizantes. As medidas do GT Gás Para Empregar são importantes para redução do preço final do gás até o consumidor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.