06/May/2024
A associação civil ConectarAGRO lançou o Indicador de Conectividade Rural (ICR), ferramenta desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), que identificou que apenas 19% das áreas rurais do País tem cobertura 4G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foca muito em áreas urbanas, onde tem maior densidade populacional. Assim, foi feito esse trabalho científico, dando pesos diferentes, e o peso agrícola é muito importante.
O estudo também mapeou a média do ICR por município, em todo o País, em uma escala de 0 a 1, identificando que é apenas de 0,45. Quanto mais perto de 1, melhor a conectividade naquele município. A maior concentração de cobertura está nas Regiões Sul e Sudeste. Com esses dados em mãos, o foco agora é partir em busca de fomento de políticas públicas para levar mais conectividade para o campo.
A ideia é montar uma cartilha sobre como solicitar a implementação de infraestrutura no campo utilizando o serviço do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). Antes de lançar o trabalho, houve conversas com algumas entidades, foi apresento na Anatel, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e no Ministério da Agricultura. Todos gostaram muito do indicador. Além da própria CNH, a ConectarAGRO tem como associados AGCO, AWS, Nokia, Solinftec, Tim e Vivo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.