02/May/2024
A Colombo, empresa de Pindorama (SP) fabricante de colheitadeiras e peças para implementos agrícolas, prevê crescer entre 5% e 10% em vendas este ano. O crescimento será sustentado pelas cadeias de amendoim, café, e feijão, e pelo lançamento de produtos como a única colheitadeira do mundo para multiculturas do Brasil. Para a Agrishow, feira de tecnologia agrícola que ocorre em Ribeirão Preto (SP) até esta sexta-feira (03/05), a expectativa é replicar o faturamento do ano passado. A indústria de máquinas no Brasil está muito exposta às principais commodities, soja e milho, que de fato estão em um momento de preços muito mais baixos. O momento deixa o produtor mais restritivo na hora de pensar em investimentos. As cadeias de café e amendoim, segmentos nos quais a empresa é especialista, vivem momentos de preços mais altos.
No caso do amendoim, há ainda uma tendência de expansão em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, onde sojicultores têm optado pelo amendoim na rotação de culturas. Atualmente, a Colombo cobre, no segmento de máquinas agrícolas, os mercados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Rondônia. Com peças e implementos, chega ao País todo por intermédio de mais de 3 mil revendedores, além de ser responsável por 60% das peças de marcas que estão na Agrishow. As máquinas da marca também são exportadas para 60 países, que incluem Estados Unidos, Canadá e África do Sul. As exportações correspondem a 25% das vendas. Já as peças são exportadas para países da América Latina, como Chile, Paraguai e Argentina. No ano passado, as exportações foram divididas em máquinas (84% do total) e peças e implementos agrícolas (16%). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.