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23/Apr/2024

Portos: Brasil precisa investir para atender demanda

Segundo avaliação que o Rabobank apresenta no relatório “A infraestrutura do Brasil pode lidar com a produção crescente de grãos e oleaginosas?”, o volume das exportações brasileiras de soja e milho deverá ultrapassar a capacidade dos portos do País até 2027. Atualmente, a capacidade de embarque dos portos brasileiros é de 178 milhões de toneladas. Mas, os investimentos que estão previstos para os próximos dois anos deverão adicionar apenas 15 milhões de toneladas ao potencial de escoamento dos terminais. Essa expansão será insuficiente para dar conta do aumento da oferta de soja e milho no Brasil.

O Rabobank calcula que, entre 2023 e 2030, a área de soja no país deverá crescer 3,5% ao ano. Com isso, a produção da oleaginosa subirá de 159 milhões de toneladas para 206 milhões de toneladas até o fim da década. No caso do milho, a colheita subirá de 123 milhões de toneladas para 180 milhões de toneladas até a safra 2029/2030. A expansão da 2ª safra puxará o aumento da produção do cereal. Com o crescimento da colheita de grãos e as limitações da infraestrutura portuária, o País terá que investir no aumento de capacidade de processamento de milho e soja.

O Brasil pode não ser capaz de exportar toda a crescente produção de grãos e oleaginosas devido à falta de investimento em infraestrutura e ainda a restrições, como a nova lei antidesmatamento da União Europeia. Uma das consequências do baixo investimento em estrutura logística, em um cenário de aumento da produção nacional de grãos, será a contínua elevação dos custos de frete. Cada vez mais os recursos para investimento em armazenagem sairão do bolso dos produtores. Historicamente, indústrias e cooperativas têm concentrado os aportes em armazéns de grãos no País. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.