22/Apr/2024
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu, na quinta-feira (18/04), a Fazenda Coqueirinho, em São Mateus, no Espírito Santo. Cerca de 200 famílias participam da ação. A fazenda possui 294 hectares com área devoluta de 28 hectares. O MST alega que a área está na Justiça Federal em virtude do não cumprimento de direitos trabalhistas e reivindica que a fazenda seja desapropriada para instalação de um novo assentamento.
O ato faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como Abril Vermelho, em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, quando 21 trabalhadores rurais ligados ao MST foram assassinados pela Polícia Militar. As invasões realizadas pelo MST, desde o dia 15 de abril, alcançaram 28 áreas em 11 Estados e no Distrito Federal.
As invasões são registradas em Sergipe, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Goiás, Ceará, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Há 51 ações em andamento, alcançando o total de 16 Estados e o Distrito Federal, o que inclui invasões, acampamentos, assembleias e mobilizações. Há mais de 25 mil famílias mobilizadas nos atos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.