04/Apr/2024
Os organizadores da Agrishow, maior feira internacional do setor agrícola, realizada em Ribeirão Preto (SP), esperam neste ano repetir o montante de negócios registrados em 2023, de R$ 13,3 bilhões. Apesar dos preços mais baixos das commodities e da quebra na produção de grãos, 100 expositores a mais nesta edição devem sustentar o faturamento. A expectativa é positiva, apesar das condições adversas. Ao contrário dos anos anteriores, a Agrishow 2024 terá a abertura, com presença de autoridades, no domingo (28/04), às 11 horas, um dia antes da abertura para o público, na segunda-feira (29/04). A feira termina na sexta-feira (03/05). Há otimismo com a possibilidade de oferta de linhas de crédito por parte dos bancos. Entre as instituições já confirmadas estão Banco do Brasil, Caixa, BNDES, Bradesco e Santander. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) também enfatizou otimismo. O número não deve ser recorde como nos outros anos, mas não se pode olhar a feira só sob o ponto de vista de venda. Uma característica do evento é apresentar novas tecnologias ao público do campo.
A indústria de máquinas estava preparada para esse momento de menor rentabilidade do agricultor, considerando os ciclos naturais do agronegócio, que alteram anos positivos com outros nem tanto. O setor trabalha com uma retração de 15% nas vendas de equipamentos agrícolas em 2024. Foram convidados para a cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira. As autoridades afirmaram verbalmente que estarão no evento, mas ainda não confirmaram a presença por meio da divulgação de suas agendas oficiais. Em janeiro, Fávaro já havia confirmado presença. A avaliação é positiva sobre o relacionamento com integrantes do atual governo federal. Na feira, não será discutido ideologia, nem política. A ideia é difundir e divulgar tecnologia. Nesta edição haverá um estande específico para o MDA, o que mostra o reconhecimento da importância da agricultura familiar para o governo vigente.
Foi levado ao governo, em recente reunião com Alckmin, Fávaro e Teixeira, a necessidade de R$ 600 bilhões em recursos para o Plano Safra de 2024/2025, além de um limite de juros de, no máximo, 8%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está confirmado no evento, assim como representantes da Secretaria de Agricultura do Estado. O governo de São Paulo planeja vários anúncios durante a feira, como a expansão do plantio de cacau no Estado, projetos de irrigação, além de linhas de financiamento para máquinas e recuperação de áreas de pastagens. A Agrishow contará com 800 marcas entre os expositores e deve receber mais de 200 mil visitantes, ante 195 mil no ano anterior. Segundo a organização, foram feitas melhorias e modificações no acesso ao evento, com uma nova entrada e cinco novas saídas, Wi-Fi gratuito por duas horas por dia e torres de sinal de internet temporárias da Vivo, da Tim e da Claro. Os banheiros também foram ampliados e foi implementado no aplicativo da Agrishow um sistema de mapa da feira, além do adicional “onde estacionei”, para facilitar a vida daqueles que escolherem ir de carro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.