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27/Mar/2024

Portos: Rumo investirá em novo terminal em Santos

A Rumo, pertencente ao Grupo Cosan, assinou acordo vinculante com a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), parte da DP World Group, para implementar um novo terminal no Porto de Santos (SP) destinado à elevação de grãos e fertilizantes. O investimento estimado é de R$ 2,5 bilhões e será financiado com empréstimos, além de potenciais parcerias ao longo do projeto. Estrategicamente localizado na margem esquerda do canal do Porto de Santos, fora da área portuária pública, o terminal terá capacidade para movimentar até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes. As obras devem durar 30 meses. No entanto, a empresa destaca que a construção só começará após o cumprimento de condições usuais para esse tipo de operação, incluindo licenciamento e aprovações legais e regulatórias. O acordo prevê 30 anos de operação.

A DP World ficará responsável pelas operações e serviços portuários e disponibilizará parte da sua área autorizada para o novo terminal. A oferta de capacidade adicional desse novo terminal reforça o protagonismo do Porto de Santos como o principal corredor logístico para a movimentação de commodities agrícolas. A companhia acrescenta ainda que esse investimento, combinado com o aumento de capacidade no sistema ferroviário e a expansão da Rumo no Mato Grosso, oferecerá ao mercado uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para sustentar o crescimento do agronegócio brasileiro. O Bradesco BBI avalia como positivo o acordo com a DP World Group (DPW) para a construção de um novo terminal para movimentação de grãos e fertilizantes na margem esquerda do Porto de Santos. O banco espera que esse novo terminal garanta a capacidade portuária necessária para a Fase 2 do projeto de Lucas do Rio Verde.

A fase de construção pode levar 30 meses, o que significa que as operações devem ser retomadas até 2028. De acordo com os termos do acordo anunciado, a Rumo será responsável por 100% do investimento de R$ 2,5 bilhões. Com base nas tarifas médias e margens Ebitda reportadas pela CLI Sul e Hidrovias Brasil Santos, o BBI estima que a companhia poderia alcançar uma taxa interna de retorno (TIR) real não alavancada de 10%, adicionando R$ 487 milhões em valor presente líquido (VPL), ou R$ 0,30/ação. O novo terminal terá capacidade anual para movimentar até 12,5 milhões de toneladas (9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes). O Bradesco BBI tem recomendação outperform (equivalente a compra) com preço-alvo de R$ 29,00 por ação, o equivalente a uma valorização de 33% em relação ao último fechamento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.