08/Mar/2024
Segundo o Itaú BBA, os preços dos fertilizantes fosfato monoamônico ou MAP, e do cloreto de potássio (KCl) ficaram estáveis no Brasil em fevereiro. Os preços da ureia se desvalorizaram no mês passado, após terem subido no primeiro mês de 2024. A estabilidade de preços dos dois primeiros diz respeito à comercialização mais lenta no Brasil e na Índia, que encerraram as aquisições para a safra 2023/2024, além de Estados Unidos e Europa, que sazonalmente começam as compras entre o fim de fevereiro e o início de março, ainda sem negociar volumes para a safra de primavera.
Quanto à ureia, a demanda da Índia em janeiro, que puxou para cima as cotações, se arrefeceu em fevereiro, desvalorizando o insumo. Para os próximos meses, a volta às compras dos Estados Unidos e Europa, além de licitações indianas para aquisição de ureia, que devem ocorrer agora em março, podem reaquecer o mercado. Há incertezas, porém, em relação às exportações de fosfatados da China. Além disso, as questões relacionadas ao Mar Vermelho, que resultam em utilização de rotas alternativas e aumento do custo do frete e do tempo de viagem, podem resultar em algum atraso nas entregas.
No mercado brasileiro, a demanda deve seguir enfraquecida para os três macronutrientes. Quanto às culturas agrícolas e fertilizantes, para a soja, a relação de troca spot com o MAP está acima da média histórica desde o início de 2024, ou seja, ficou mais desfavorável para os produtores, sendo necessárias mais sacas de soja para aquisição de 1 tonelada de fertilizante. As recentes quedas das cotações da soja pioraram a relação de troca com o MAP, porém o indicador permanece extremamente favorável para soja em relação ao KCl.
Para o milho, o MAP e a ureia também estão com relação de troca acima da média dos últimos cinco anos e, com a queda do preço do milho, houve leve piora nesse comparativo. Em relação ao algodão, o aumento do preço da fibra permitiu que a relação de troca fosse mais favorável ao produtor para os três macronutrientes. Ou seja, são necessárias menos arrobas da pluma para adquirir uma tonelada do macronutriente. A relação de troca com o KCl está abaixo da média dos últimos cinco anos. Por fim, para o trigo, a relação de troca no spot para o MAP e a ureia está acima da média, embora para o KCl siga abaixo da média e próximo às mínimas dos últimos cinco anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.