ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Feb/2024

Insumos: Santander iniciou a cobertura da 3tentos

O Santander iniciou a cobertura da 3tentos, empresa com atuação no varejo de insumos agrícolas, originação e trading de grãos e industrialização, com classificação Outperform (equivalente a compra) e preço alvo de R$ 13,00 por ação, representando um aumento potencial de 32% em relação aos preços atuais. Para o banco, a 3tentos é a melhor operadora no setor de varejo e deve continuar a expandir as operações com sua estratégia vertical única. No entanto, há questões desafiadoras de curto prazo, como altos custos de frete, margens baixas na divisão de varejo e riscos relacionados à indústria de etanol de milho, levando a acreditar que os lucros aumentarão no final de 2024, e não no 1º semestre de 2024. As perspectivas de longo prazo para o segmento de varejo são positivas, apesar dos desafios.

Nos últimos 12 anos, a 3tentos entregou 30% de receita CAGR (taxa de crescimento anual composto) em seu negócio de varejo, crescendo para se tornar um player dominante no Rio Grande do Sul com presença crescente em Mato Grosso. Além disso, a empresa tem planos de crescer de 63 lojas para 100 lojas, o que parece viável. O foco deve ser o crescimento na região do Vale do Araguaia, em Mato Grosso, onde a concorrência não é tão intensa e deve ajudar a empresa a aumentar os volumes. As taxas de mistura de biodiesel têm sido voláteis no Brasil à medida que as agendas econômica e ambiental entram em conflito. Em 2023, a 3tentos inaugurou 6 lojas e 1 indústria de processamento de soja e produção de biodiesel em Vera (MT).

Embora as taxas de mistura estejam subindo de 12% para 14% em março, isso não é suficiente para resolver os desafios da indústria, já que o Brasil tem capacidade suficiente para operar a uma taxa de mistura de 22%. Ao mesmo tempo, a maior produção de biodiesel deverá levar a um contínuo excesso de oferta de farelo de soja que precisa ser exportado num cenário de altos preços de frete e falta de capacidade logística. A 3tentos anunciou investimento de R$ 1 bilhão em uma nova unidade que irá produzir 270 milhões de litros por ano de etanol de milho em Mato Grosso. Embora se enquadre na estratégia de crescimento do seu ecossistema, este é um negócio complexo. Os preços do milho e do etanol são variáveis independentes e há desafios na garantia de matéria-prima e no desenvolvimento da comercialização de rações. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.