ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Feb/2024

Máquinas: BNDES altera normas para importação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou circular que altera critérios para o financiamento, no âmbito das linhas do Plano Safra 2023/2024, de máquinas e equipamentos agrícolas importados. As novas diretrizes entraram em vigor no dia 27 de fevereiro. Conforme a circular SUP/Adig 07/2024-BNDES, de 26/02/2024, a norma vale para máquinas e equipamentos novos importados sem similar de fabricação nacional.

Desta forma, a aquisição de máquinas e equipamentos importados ficará condicionada à comprovação de inexistência de similar nacional, única e exclusivamente por meio da respectiva nota fiscal de aquisição contendo o Código de Situação Tributária. Este código deve atestar a inclusão da máquina ou equipamento como sem similar nacional, conforme a lista da Resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Além disso, tal resolução deverá estar vigente na data da liberação dos recursos para a aquisição do bem importado.

Os agentes financeiros deverão, ainda, checar essas informações, e o BNDES determina também que a nota fiscal do bem importado e seu enquadramento na resolução Camex devem ficar arquivadas no dossiê da operação, a fim de possibilitar a comprovação da inexistência de similar nacional e o enquadramento do bem no respectivo programa (incluso no Plano Safra 2023/2024). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.