22/Feb/2024
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o governo lançará ainda este ano um programa de incentivo à mineração com foco na transição energética. O pacote não foi detalhado, mas, segundo adiantou, incluirá a emissão de debêntures para os minérios críticos para transição energética, aqueles demandados para energia eólica e fotovoltaica, por exemplo.
É preciso garantir apoio a uma mineração responsável e que coloque o País ainda mais como protagonista da transição energética. O Brasil deve aproveitar do potencial para a economia de baixo carbono e a mineração não deve ser vista como antagonista à sustentabilidade ambiental. Para o ministro, é possível compatibilizar a questão ambiental com a mineração, com frutos sociais. É hipocrisia denegrir a mineração e querer se discutir a transição energética.
Para o ministro, só haverá transição energética a partir da utilização dos minerais que devem ser explorados, da forma correta e deixando frutos sociais. As políticas previstas no programa já estão alinhadas com o Ministério da Fazenda, em diálogos definidos como muito avançados por Silveira. O lançamento oficial é previsto para o segundo semestre deste ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.